A Origem dos Alimentos

DE ONDE VEM A SUA COMIDA?

Uma alimentação adequada e saudável começa muito antes da comida chegar ao nosso prato, ela inicia em locais muitas vezes distantes dos nossos olhos, com o cultivo de vegetais e com a criação de animais. A produção de alimentos é o ponto de partida dos sistemas alimentares e tem repercussões diretas na sustentabilidade, saúde e justiça de todas as outras etapas dos sistemas.

Produzir e consumir alimentos saudáveis e sustentáveis é investir na saúde e contribuir com sistemas alimentares mais justos na perspectiva do desenvolvimento local e com menores impactos ambientais. Quando consumimos produtos orgânicos e agroecológicos produzidos por agricultores familiares, por exemplo, contribuímos com a renda dessas famílias e com o desenvolvimento de sistemas agroecológicos nos quais a produção é diversificada, harmonizada com o bioma e não utiliza agrotóxicos e sementes transgênicas. O consumidor tem, portanto, o grande poder da escolha em suas mãos: ele pode contribuir diretamente para um sistema de produção de alimentos mais justo e sustentável ao refletir e se preocupar com a origem dos alimentos que consome. Esse capítulo é dedicado a essa primeira etapa do Sistema Alimentar: a produção da nossa comida. E nele, vamos conhecer várias maneiras de contribuir para uma produção de alimentos mais diversificada, sustentável e justa.

ESCLARECENDO! VOCÊ SABE A DIFERENÇA ENTRE ALIMENTOS HIDROPÔNICOS, ORG NICOS E AGROECOLÓGICOS?

Na produção hidropônica, podem ser utilizados agrotóxicos e fertilizantes químicos assim como na produção convencional, a única diferença é que eles são cultivados em água e não no solo.

Já os alimentos orgânicos são aqueles cultivados sem agrotóxicos, sementes transgênicas ou fertilizantes químicos, e os agroecológicos, além destas características, são produzidos considerando os saberes tradicionais e técnicas de manejo sustentáveis no cultivo e o comércio socialmente justo.

Espero que goste do texto deste mês!

Abraços da Nutricionista Thaís Estrella Doutoranda em Ciências Nutricionais – UFRJ CRN:13100217