Alimentação de Verão

Oba, Férias de Verão, vamos aproveitar! Mas não vamos nos esquecer da alimentação dos nossos pequenos, é muito comum nas férias o peso das crianças se alterar, saímos da nossa rotina, viajamos, recebemos amigos em casa e fica ainda mais difícil cuidar da alimentação. Para iniciar o ano pensando com mais carinho e cuidado na alimentação dos nossos pequenos o tema de hoje é: alimentação nas férias de verão.

 

Nesta época é preciso ficar atento com a HIDRATAÇÃO da garotada, eles perdem muitos líquidos na transpiração, até porque quem consegue deixar de brincar, correr e suar nas férias? Abaixo algumas dicas para manter a hidratação em dia:

  1. Não espere seu filho pedir água! Esse já pode ser um sinal de que ele está perdendo líquido e não está repondo. Fique de olho e ofereça sempre!
  2. Utilize-se de meios atrativos como copos, garrafinhas, canudos coloridos para deixar este momento mais agradável.
  3. Outras opções para hidratar são água de coco, chás gelados e sucos naturais (ATENÇÃO: só adoce se for necessário, acredite as frutas são doces!)
  4. Bebes com aleitamento materno exclusivo (6 meses) NÃO necessitam de outro líquido para hidratar, exceto sob recomendação do pediatra ou nutricionista.
  5. Evite oferecer líquidos durante as refeições, para não atrapalhar a ingestão dos alimentos.
  6. É normal que a garotada tenha o apetite reduzido com o calor, fique atendo e ofereça uma alimentação leve, rica em frutas, vegetais e legumes. Utilize carnes com pouca gordura, prefira carnes brancas e preparações grelhadas. Evite frituras, alimentos com excesso de gordura e de difícil digestão.
  7. Frutas como melancia, melão e abacaxi são muito bem-vindas nesta época, pois possuem uma boa quantidade de água.
  8. Sorvetes feitos em casa são muito bem-vindos nas férias: picolés, sacolés ou sorvete caseiros são uma ótima pedida para o lanchinho da tarde. Segue abaixo uma receita de sorvete de banana com chocolate sem açúcar e MARAVILHOSA para as férias!


Receita de sorvete de banana com mel, canela e cacau

Ingredientes
1/2 dúzia de banana prata picada
1/4 de suco de limão
1/2 colher (sopa) de canela
Mel
Cacau


Modo de preparo
Cortar a banana em pequenos pedaços e em um recipiente levar ao congelador.
Após congelada, bata no mix ou liquidificador e adicione o suco de limão, o cacau, o mel e a canela.
Sirva ou leve novamente ao congelador.