Horta Leguminosas Brasileiras

Mini Projeto Horta CSB

Apresentação

leguminosas2016A atividade inaugural para o programa de alimentação saudável segue a declaração da ONU (Organização das Nações Unidas) com a proposta de trabalhar o Ano Internacional das Leguminosas. Esta atividade possui o objetivo de conscientizar os alunos do Colégio Santa Beatriz sobre os benefícios do consumo regular de leguminosas (feijão, soja, ervilha, lentilha e grão de bico), alinhado ao objetivo de alimentação saudável do colégio que visa incentivar a promoção de uma alimentação saudável.

A ONU declarou o ano de 2016 como Ano Internacional das Leguminosas com o propósito de elevar a consciência sobre a potencial importância do papel desses alimentos na promoção da saúde, nutrição, bem como na segurança alimentar e sustentabilidade ambiental.

A FAO-Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura – foi designada como agência responsável pela celebração do Ano, em colaboração com a UNESCO, Estados Membros, Ongs e demais estâncias pertinentes.

O Ano Internacional das Leguminosas nos oferece uma oportunidade única para aumentar a conscientização sobre a contribuição das leguminosas, tendo em vista as vantagens significativas relativas à nutrição, graças ao seu elevado teor de proteínas e aminoácidos essenciais, além de constituírem fonte de carboidratos, vitaminas e minerais. A desnutrição é a mais grave ameaça global da Saúde Pública (OMS), 1.500 milhões estão acima do peso, incluindo 43 milhões de crianças menores de 5 anos. A cada ano, 3,9 milhões de crianças morrem de desnutrição.

Outro ponto importante a ser discutido no Ano Internacional das Leguminosas é a produção e sustentabilidade ambiental como um dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, por meio da gestão e uso de recursos naturais e sustentáveis da terra, água e biodiversidade. As leguminosas aumentam a biodiversidade, a produtividade e eficiência do uso da água em sistemas agrícolas e na rotação de culturas, diminui a necessidade de fertilizantes, reduzindo o custo final da lavoura e evitando a emissão de gases de efeito estufa.

Sendo assim, elaboramos uma atividade para ser desenvolvida na horta do colégio com a temática: “Leguminosas Brasileiras” para ser realizada com alunos.

Metodologia

Cada grupo ficará responsável pelo plantio e manutenção de uma leguminosa.

  1. O que são leguminosas? (Apresentação sobre as leguminosas brasileiras e a importância do consumo para uma alimentação saudável);
  2. Mostrar todas as leguminosas em imagem impressas para colorir e em grãos, mostrar os formatos, cores e variedades;
  3. Trabalhar os diferentes tipos de feijões com cada grupo. Plantar na horta da escola;

Leguminosas: Feijão (branco, preto, carioca, manteiga, fradinho, azuki, vermelho), soja, grão de bico, ervilha e lentilha.