Escolhendo a Escola Ideal

Saber onde deixar os filhos enquanto trabalhamos ou saber onde deixá-los para que possam ter um aprendizado formal sem perder de vista seu desenvolvimento global é uma tarefa que assusta e preocupa muitos pais. Hoje tentaremos colocar aqui alguns pontos importantes na hora de fazer essa escolha!

Um deles é conhecer a proposta pedagógica. Ela mostrará que público-alvo a unidade escolar está pronta a atender, de que forma (teoria pedagógica) a escola trabalhará os conteúdos de seu currículo (este último construído de acordo com os objetivos de aprendizagem elencados na Base Nacional Comum Curricular), quais valores éticos, morais, sociais, religiosos ajudará a desenvolver nos alunos e quais conceitos visa apresentar ao seu corpo discente – como tecnologia, inclusão social, meio ambiente etc.

teoria pedagógica escolhida, fará com que se tenha a oportunidade de entender como a escola compreende o processo de aprendizagem do indivíduo, de que maneira encara o ato de ensinar e aprender e como isso se dará na prática do professor em sala de aula. Com esse conhecimento, é possível saber como o colégio busca desenvolver as habilidades inerentes a todas as crianças, as habilidades mais específicas de acordo com o currículo e o tempo em que espera que esse desenvolvimento se dê, respeitando as etapas pelas quais todos devem passar durante seu processo de aquisição de habilidades motoras, linguísticas etc.

Nós, do Santa Beatriz, temos uma enorme preocupação quanto a essas fases pelas quais as crianças passam. Como seres complexos, com vários aspectos (motor, cognitivo, emocional etc.) a serem desenvolvidos, não poderíamos acelerar apenas um deles em detrimento dos demais, deixando de lado as necessidades de estímulo e tempo para que progridam adequadamente e de forma global. Por isso, acreditamos que ao pularmos etapas estaremos exigindo dos alunos algo para o qual não estão completamente preparados e dessa forma, os resultados até poderiam aparecer, mas seria preciso se perguntar a que custo?!

Cientes da importância que a proposta pedagógica traz para a escola, nós buscamos parceiros que possam agregar dentro dessa linha norteadora e por isso contamos com o GRUPO TEÇAYA, que traz um trabalho voltado para a questão ambiental através das artes plásticas, da música e do teatro.

Outro ponto importante na hora de avaliar uma escola, diz respeito ao espaço físico. É primordial que haja mobiliário adequado, espaço suficiente para que as crianças realizem suas atividades, que possam interagir em ambientes variados, arejados e ao ar livre, com segurança e limpeza.

Um outro ponto a ser considerado, é que ao longo do levantamento de informações, os pais já devem ir criando uma sensação de confiança se estiverem colhendo respostas positivas, pois elas significam que a escola está atendendo àquilo que julgam ser importante para o bem-estar de seu filho. E essa confiança estabelecida com a Instituição será, em todo o processo educacional da criança nesse local, o que ajudará a que cada pai se sinta tranquilo ao deixar seu pequeno (a) nesse ambiente.

É importante também que a própria criança possa se sentir bem; leve-a para conhecer, para interagir com os espaços da escola e veja como ela reage, o que verbaliza – dependendo da idade – sobre sua experiência nesse lugar, já que o colégio deverá ser um local em “que dá vontade de estar! ”

Nos dias de hoje, se faz necessário aliar tudo o que julgamos essencial com o que cabe no bolso! Para esse quesito – valor – é importante que estejamos muito atentos porque é preciso que exista proporção entre o que é oferecido e o que é cobrado na mensalidade. Às vezes o barato sai caro, às vezes o que é muito caro não é o necessário…. Então, verifique a carga horária, algumas escolas oferecem um turno de 4h enquanto outras oferecem turnos de 4h30min; verifique também as atividades diferenciadas incluídas na mensalidade; parcerias com outras instituições e toda a diversidade disponível que vai fazer a diferença entre o custo x benefício!

Nós do Santa Beatriz, temos aula de inglês 2 vezes por semana, incluído na grade, desde o Maternal I; atividades com o Grupo Teçaya 1 vez por semana, Psicóloga Escolar, Nutricionista (para confecção do cardápio com todas as refeições servidas na escola e orientação aos pais dos alunos matriculados no Integral ou no Horário Ampliado), parcerias com outros prestadores de serviço como o grupo Capoeira Brasil, Escola de Dança Francine e Fialho, Learning Fun (com aulas em nossa própria unidade) além de um novo parceiro que está chegando: Bahad Eight – escola de lutas.

Um ponto chave que deve ser levado em consideração nos dias de hoje é a distância entre a escola e a casa. A ida ou o regresso pode ficar comprometido ou ser extremamente estressante para a criança em virtude do percurso que precisa ser feito e por vezes, grandes distâncias representam maior tráfego a ser enfrentado, maior cansaço pela antecedência com a qual a criança necessitará sair de casa, custo mais elevado no caso de transporte escolar; portanto, a proximidade é bastante relevante no momento da escolha!

A disponibilidade de serviços extras como horário integral, horário ampliado, diária e Day Care são facilitadores dos pais atualmente, pois permitem que a escola possa ajudar de acordo com a necessidade de cada família – pra quem precisa deixar a criança um pouco mais cedo e/ou pegar a criança um pouco mais tarde, seja de forma esporádica ou sistemática.

Finalizando, é importante verificar qual a abertura dada pelos gestores para o contato da família com a escola. Receber os pais, tirar suas dúvidas, escutá-los em suas dificuldades podem ser um grande diferencial entre uma escola e outra. Seguindo esse viés, a Instituição faz com que seja possível para os responsáveis uma sensação maior de segurança, pois eles terão a certeza de que não ficarão sem respostas para suas questões.

Esperamos tê-los ajudado nessa “missão”!

Um forte abraço,

Ane Dantas Sartori

Psicóloga – CRP 05/39333